Artista, que une R&B, pop e rap, foi uma das cantoras mais comentadas e elogiadas pela crítica musical no ano passado. A cantora SZA no clipe ‘Good Days’
Reprodução/YouTube
Mais conhecida como SZA, Solána Imani Rowe é uma cantora e compositora americana de 34 anos que une R&B, rap e pop.
A artista, que encerrará o Lollapalooza deste ano (no dia 24 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo) foi o nome que mais recebeu indicações ao Grammy 2024, no qual levou os troféus de melhor performance pop em dueto (por “Ghost in the Machine”), melhor canção de R&B (“Snooze”) e melhor álbum de R&B progressivo (“SOS”).
“SOS”, aliás, é um dos álbuns que mais arrancou elogios da crítica musical do ano passado. Para a Pitchfork, principal site de pop e música independente, a obra foi o melhor disco de 2023.
SZA ganha prêmio de melhor música de R&B no Grammy 2024
Mike Blake/Reuters
O álbum fez SZA quebrar vários recordes. Desde 1996, nenhum disco de R&B havia emplacado cinco músicas na Hot 100 da Billboard (lista que monitora a audiência musical americana). Foi assim até o lançamento de “SOS”, que alcançou o feito.
Também graças a “SOS”, SZA ultrapassou Aretha Franklin e se tornou a mulher a liderar por mais tempo (18 semanas) o ranking da Billboard sobre álbuns de R&B e Hip-Hop.
O disco ainda é responsável pelo primeiro sucesso global da cantora: “Kill Bill”.
SZA chega ao prêmio da revista do ‘Wall Street Journal’, em janeiro de 2023
Demitrios Kambouris/Getty Images North America/Getty Images via AFP
O estouro ‘Kill Bill’
Foi com essa faixa que SZA fez sua estreia no topo da Hot 100 e ultrapassou o recorde de Lil Nas X na parada Hot R&B/Hip-Hop Songs.
Um dos maiores hits 2023, “Kill Bill” tem uma letra repleta de referências ao filme homônimo de Quentin Tarantino e versos sarcásticos sobre o assassinato de um ex-namorado.
“Talvez eu mate meu ex / Não é a melhor ideia / A nova namorada dele é a próxima/ como eu cheguei aqui? / Prefiro ir pra cadeia do que ficar sozinha.”
Além da versão original (a mais famosa), “Kill Bill” tem um remix de Doja Cat, cantora com quem SZA lançou em 2022 o sucesso “Kiss Me More”, que rendeu a ela o troféu Grammy de melhor dueto pop.
SZA divulga ‘Kill Bill’
Divulgação
Outros hits
Outros sucessos da artista são “Snooze”, que tem versão acústica com participação de Justin Bieber, “Good Days” e “Love Galore”, na qual ela canta ao lado de Travis Scott.
SZA lançou “Ctrl”, seu primeiro álbum, em 2017. Antes disso, fez o EP “Z”, em 2014, e as mixtapes “S”, em 2013, e “See.SZA”, em 2012, ano em que ela ingressou no universo musical.
Nascida em St. Louis, no estado de Missouri, a americana foi ginasta por mais de uma década e chegou a cursar biologia marinha na faculdade.
SZA no Grammy 2022
Angela Weiss/AFP
No Lollapalooza
SZA encerrará a edição brasileira do festival Lollapalooza de 2024.
Ela se apresentará no palco Brudweiser, no dia 24 de março, mesma data que terá shows de Phoenix, Sam Smith e Greta Van Fleet.
VEJA TAMBÉM: Quais são os horários dos shows do Lolla 2024
Fonte: G1