Imagem de Gina Rinehart foi criada pelo artista Vincent Namatjira, conhecido por pintar representações caricatas de personagens famosos. Bilionária australiana exige que galeria retire retrato de exposição
Reprodução/Hanckock Prospecting/National Gallery of Australia
Gina Rinehart, a mulher bilionária mais rica da Austrália, pediu para a Galeria Nacional do país retirar seu retrato pintado pelo artista Vincent Namatjira de uma mostra.
De acordo com o “The Guardian”, a imagem é um dos retratos apresentados na galeria de Camberra, capital da Austrália, como parte da primeira grande exposição do artista, que venceu o prêmio australiano Archibald.
A Galeria Nacional se recusou a fazer a retirada da imagem e informou em comunicado que recebeu com satisfação o diálogo público sobre a sua coleção e exposições.
“Desde 1973, quando a Galeria Nacional adquiriu os ‘Blue Poles’ de Jackson Pollock, tem havido uma discussão dinâmica sobre os méritos artísticos das obras da coleção nacional e/ou em exibição na galeria”, disse o comunicado.
“Apresentamos obras de arte ao público australiano para inspirar as pessoas a explorar, experimentar e aprender sobre arte.”
Obra de Vincent Namatjira em exibição na Galeria Nacional da Austrália
Reprodução/National Gallery of Australia
A pintura de Gina está ao lado de imagens da Rainha Elizabeth II e do jogador de futebol Adam Goodes e ficará em exibição até 21 de julho.
De acordo com a Forbes, Gina tem uma fortuna de US$ 31 bilhões e construiu sua riqueza com minério de ferro. Ela é filha do explorador de minério de ferro Lang Hancock e se tornou presidente executiva da Hancock Prospecting em 1992. Gina está na lista de doadores da Galeria.
Já Namatjira se tornou, em 2020, o primeiro artista aborígine a ganhar o Prêmio Archibald, um dos mais prestigiados da Austrália que premia retratos. Ele venceu ao representar famosos e poderosos por meio de caricaturas.
Num dos seus trabalhos recentes incluídos na mostra, o rei Carlos III está vestido com os seus trajes no deserto central, parecendo decididamente desconfortável e deslocado, como forma de privar a família real do seu poder e direitos.
Fonte: G1